quinta-feira, 21 de abril de 2011

Primeira Ronda do Playoff:

Dois duelos que pouco devem ter tido em comum:

CP Ferro x Sporting da Covilhã

UD Cariense x Alcaria

No primeiro jogo o favoritismo estava atribuído à partida. O Covilhã pelos resultados obtidos de 13-4 e de 9-3, acaba por confirmar o estatuto de grande candidato à subida. Duas goleadas que vieram confirmar a falta de argumentos a CP Ferro. Importa referir que ninguém impôs qualquer desaire ao Sporting da Covilhã, resta saber se isto pode conduzir a um excesso de confiança na recta final ou a um assumir da competência até agora demonstrada.

No segundo jogo admito, era um jogo que esperava com alguma ansiedade saber o resultado. Não se tratou de apenas de uma partida de futsal, tratou-se de um confronto de estilos. A UD Cariense apresenta um estilo de jogo rendilhado com constante posse de bola, um poder ofensivo extremo e jogadores que em lances geniais decidem jogos. O Alcaria faz do cinismo a sua melhor arma e a finalização fria das jogadas fazem desta equipa das melhores do distrital.
Restava saber quem iria prevalecer, o Alcaria ganhou num score de 2-1 fora e 2-0 em casa. Pelo que li no blog da UD Cariense, não me surpreendeu e corrijam-me se estiver enganado. A UD Cariense no primeiro encontro assumiu as despesas do jogo, contudo o Alcaria jogando com o seu bloco baixo e apostando em transições rápidas mortíferas resolveu o jogo. Na segunda mão a tónica manteve-se esbarrando as intenções do Caria num bloco coeso do Alcaria, que aproveitou para ripostar sempre da mesma forma.
Assumo sem qualquer tipo de problema, que o Caria tem um estilo de jogo do qual gosto pois faz do estilo ofensivo e possessivo a sua característica. Contudo esbarrou numa equipa com tarimba.O Alcaria que fez da sua solidez defensiva a grande arma, apostando nas transições rápidas que pelos confrontos que vi contra a CB Oleiros resultam quase sempre em golo.

Resumindo uma final Sporting da Covilhã x Alcaria no horizonte, que para mim será a final mais adequada e sem dúvida a mais emotiva. Explicarei já desde seguida:

1- O Alcaria foi o segundo classificado da fase regular e apresenta por esse motivo uma regularidade exibicional mais próxima do Sporting da Covilhã.

2- O facto de o Alcaria raramente jogar com o bloco subido, é logo uma vantagem para estes. Dúvido seriamente que neste distrital haja equipa à altura para rivalizar taco a taco com o Sporting da Covilhã. Para além disso as rápidas transições e o elevado índice de aproveitamento das oportunidades fazem do Alcaria uma equipa a ter em conta.

3- Novamente a solidez defensiva. O Caria aposta quase sempre num estilo de jogo ofensivo e sufocante descurando muitas vezes da parte defensiva, que compromete quase sempre contra as equipas denominadas "grandes". Ora contra o Sporting da Covilhã sendo a equipa que é, teremos de ter um bloco defensivo coeso e apostar em transições. O estilo de jogo do Alcaria encaixa-se perfeitamente na final.

Sem comentários: